Novidades
latest

728x90

468x60

A Melhor forma de obter Hipertrofia Muscular

 


Hipertrofia Muscular


A prática regular de exercícios físicos, unida à alimentação saudável, está cada vez mais associada a melhor qualidade de vida. Essa combinação promove benefícios fisiológicos e psicológicos aos indivíduos. Nos dias atuais, é possível observar crescente interesse pela busca da qualidade de vida, condicionamento físico e pela estética. E no âmbito de estética, a busca pela Hipertrofia Muscular vem aumentando também.

Para a prática da musculação, os exercícios com peso são os mais utilizados, exigindo a força como principal capacidade motora. Dessa forma, é necessário o aumento da força muscular que apresenta como principal modificação morfológica, ou seja, Hipertrofia Muscular. Esta por sua vez, é definida pelo aumento do volume de um determinado músculo em consequência do aumento da área de secção transversa das fibras que o constituem.

Portanto, sabendo-se que a prática do exercício físico ocasiona um aumento do gasto energético e das necessidades calóricas, pode-se dizer que o melhor desempenho irá depender da alimentação. Uma dieta balanceada, adequada em quantidade e qualidade, é importante para a formação, reparação e reconstituição dos tecidos. Isso mantém sua estrutura e suas funções, possibilitando assim a realização dos exercícios e mantendo a Hipertrofia Muscular.

O Desempenho Esportivo para Hipertrofia Muscular


Não restam dúvidas quanto às mudanças favoráveis da composição corporal e a influencia positiva sobre o desempenho esportivo de atletas após o manejo dietético, através do uso da suplementação alimentar para casos específicos. Para os indivíduos que praticam exercícios físicos sem maiores preocupações com o desempenho, uma dieta balanceada, que atenda às recomendações dadas à população em geral, é suficiente para a manutenção da saúde. Além disso, uma dieta balanceada possibilita bom desempenho físico.

Já a alimentação de um atleta é diferenciada dos demais indivíduos. O seu gasto energético é relevantemente elevado e sua necessidade de nutrientes varia de acordo com o tipo de atividade, da fase de treinamento e do momento de ingestão. Pesquisas apontam que a alimentação é a peça fundamental para o ganho da massa muscular, podendo chegar a 60% em importância.

Crenças sobre a Hipertrofia Muscular


Existe uma crença popular antiga, entre os atletas, de que proteína (PTN) adicional aumenta a força e melhora o desempenho. Porém, pesquisas não apoiam esta teoria. Além disso,  discorrem que o excesso (>2,0g/kg de peso) não tem proporcionado melhor desempenho. Todavia não promove a construção muscular, sendo metabolizado no organismo e eliminado pela urina, o que pode causar sobrecarga nos rins e fígado. Observa-se que a pequena quantidade de proteína necessária para o desenvolvimento muscular durante o treinamento é facilmente atingida por uma alimentação balanceada regular.

Para os fisiculturistas ou pessoas interessadas em aumentar a massa corporal, a mitologia das necessidades aumentadas de proteínas na dieta é assustadora. Os levantadores de peso consomem algo ente 1 e 3,5g de proteína por quilograma de peso corporal por dia e a maioria desta proteína está na forma de suplemento.

Suplementos Alimentares para Hipertrofia Muscular


Os suplementos alimentares caracterizam-se pelo consumo de nutrientes com grau de eficiência extremamente variável, proporcionando adaptações fisiológicas e melhora do desempenho físico. Com isso, alguns suplementos alimentares podem ser recursos ergogênicos que, em sua maioria, são utilizados para a melhoria do desempenho nas atividades físicas esportivas e fitness.

O objetivo principal desses produtos é aumentar o desempenho físico intensificando a potência física, a força mental e/ou o limite mecânico. Dessa forma, ocasionam uma prevenção ou retardam a fadiga. Desse modo, a suplementação alimentar é motivo de grande controvérsia científica. Pois o consumo excessivo de suplementos pode trazer efeitos deletérios à saúde, como cãibras, cansaço muscular, náuseas, diarreias, entre outros.

A musculação realizada dentro dos princípios do treinamento de força pode ocasionar ganhos substanciais na força e na hipertrofia muscular. Os aumentos observados no volume muscular são derivados dos aumentos agudos e crônicos no turnover (catabolismo e anabolismo) proteico muscular, de forma que a síntese exceda a degradação proteica.

A síntese proteica muscular é um processo complexo e fundamental, pois consiste na capacidade do músculo captar aminoácidos promovendo a manutenção e/ou o crescimento das células musculares. A sua regulação recebeu atenção significativa ao longo das últimas décadas devido a sua importância no envelhecimento, processos patológicos e hipertrofia muscular.

Protéina mTOR e a Hipertrofia Muscular


O mTOR funciona como uma chave reguladora no controle da síntese proteica. Essa proteína é encontrada dentro de dois complexos: mTORC1 e mTORC2. Além do mTOR, duas proteínas também estão presentes no complexo: a subunidade proteica Beta G mTORC1(GBL) e a proteína reguladora da associação mTOR, mais conhecida como “Raptor”. Além disso, o mTORC1 tem sido implicado no reforço da biogênese ribossomal. Ele aumenta a atividade dos ribossomos no citosol, por meio da proteína de associação c-Myc “C-Myc”.

O complexo de esclerose tuberosa (TSC2) é um inibidor da proteína denominada “homólogo RAS enriquecido no cérebro” (Rheb). O mesmo vem sendo estudado como um regulador frequente de estímulos ao mTORC1. Recentemente foi proposta a suplementação do ácido graxo ômega 3 para estímulo da síntese proteica por meio dessa proteína.

Além do Rheb, uma proteína tem sido implicada na mediação dos sinais provenientes do ômega 3 para estímulo do mTORC1 – a proteína humana vacuolar de ordenação 34 (HVps34). É possível que o ômega 3 participe da sinalização do mTOR por meio dessa proteína pela sua ativação. Consequentemente, ocorre a fosforilação do mTOR, dando início à síntese proteica.

O ômega 3 pode ser mais uma opção para indivíduos que buscam hipertrofia. Os estudos analisados demonstram que a suplementação na dieta aumenta a sinalização anabólica muscular mediada por aminoácidos e insulina em adultos e idosos. Os mecanismos pelos quais o ômega 3 estimula a síntese proteica ainda não foram totalmente elucidados. Porém, sugere-se que atuam na fosforilação do mTOR, por meio de estímulos através do Rheb e HVps34.


NEXT »