Novidades
latest

728x90

468x60

Aleitamento Materno: Benefícios

 

Aleitamento Materno

Amamentar é uma estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho. Além disso, o Aleitamento Materno tem repercussões no desenvolvimento fisiológico, cognitivo e emocional da Criança. Dessa forma, proporciona vantagens no estado nutricional e imunológico da criança. Ademais, contribui para a redução da morbimortalidade infantil, traz vários benefícios para a saúde da mãe e da criança.

A proteção, a promoção e o apoio ao aleitamento materno têm sido uma estratégia mundialmente relevante no setor de saúde e outros setores sociais para, entre outros esforços, melhorar as condições de saúde das crianças.

Órgãos internacionais da saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), estabeleceram a nutrição infantil como uma de suas prioridades. As práticas alimentares têm impacto significativo no estado nutricional, crescimento e desenvolvimento, saúde e sobrevivência das crianças.

Benefícios do Aleitamento Materno

Os benefícios do aleitamento materno para as crianças têm sido relacionados às menores taxas de diarreia, infecções do trato respiratório, otite média e outras infecções. Além disso, há menor mortalidade por essas doenças em crianças amamentadas quando comparadas às não amamentadas.

O leite humano contém várias moléculas bioativas que modulam o sistema imunológico. Bem como moléculas com atividades antimicrobianas diretas e indiretas que evitam o supercrescimento de micro-organismos possivelmente patogênicos. A combinação de fatores imunomoduladores e antimicrobianos ajudam a criança a evitar o desenvolvimento de doenças inflamatórias e infecção infantil.

Em um estudo publicado no Jornal de Pediatria em 2015, apresenta evidências do papel potencial do peptídeo beta-defensina-2 (hBD-2) do leite materno na proteção antimicrobiana contra infecções entéricas e também potencialmente contra outras infecções.

O aleitamento também traz vantagens para a saúde da mulher, como a redução de estresse e mau humor, mediada pela ocitocina. Além disso, proporciona a sensação de bem-estar, devido à liberação endógena de beta endorfina. Bem como, a promoção da contração uterina pela ocitocina liberada com a sucção do bebê, entre outras. Ademais, a longo prazo, a amamentação materna reduz o risco de diversos tipos de doenças, como câncer, artrite reumatoide e osteoporose.

A OMS indica que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses, e complementado com outros alimentos até os dois anos ou mais.

Encontre os melhores cursos online em Nutrição clicando AQUI. 
« PREV
NEXT »