Novidades
latest

728x90

468x60

Alimentos Orgânicos e Agrotóxicos



A produção de alimentos orgânicos surgiu a partir de movimentos contra os sistemas tradicionais de produção de alimentos em virtude dos danos ambientais e também aos efeitos que essas substâncias podem causar na saúde humana. Esses alimentos são definidos como aqueles alimentos in natura ou processados, que são oriundos de um sistema orgânico de produção. Eles são baseados em técnicas de cultivo que dispensam o uso de insumos agrícolas.

A agricultura orgânica tem se expandido de forma rápida no mundo e diversos países demonstram uma tendência de continuidade nesse crescimento. Em relação ao preço, pode variar de 20 a 100% a mais que os de origem convencional. Um dos motivos é a baixa demanda.

A venda direta e as feiras são propostas eficazes para o fortalecimento de associações de agricultores de alimentos orgânicos. Porém, há dificuldades, como a distância dos centros consumidores, as condições das estradas, a exigência de habilidade para o comércio e tempo disponível do agricultor para a venda. Esse tipo de comercialização faz com que se crie uma fidelização dos consumidores à proposta da agricultura orgânica e sustentável, e a ausência de intermediação permite uma maior apropriação, pelos agricultores, dos resultados de seu trabalho, em termos de renda.

Valores Nutricionais dos Alimentos Orgânicos


Quanto às comparações sobre valor nutricional, muitos fatores e variáveis devem ser considerados. Tais como o tempo de produção dos alimentos orgânicos, o restabelecimento da vida do solo, o tipo de sistema orgânico utilizado. Bem como, a variabilidade dos fatores externos (luz solar, temperatura, chuva), o armazenamento e o transporte, que influenciam diretamente o conteúdo de nutrientes.

Em um estudo realizado por Arbos os resultados demostraram que as amostras de alface e tomate originárias de cultivo orgânico analisadas apresentaram um maior valor energético, menor teor de umidade e maior teor de vitamina C em relação aos dados disponibilizados pela Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

Além disso, também conseguiu-se concluir por outros estudos que o sistema empregado no cultivo de hortaliças contribui concomitante com o maior teor de compostos fenólicos, para uma maior efetividade antioxidante das hortaliças orgânicas.

Brasil: maior consumidor de Agrotóxicos


Durante os últimos tempos, o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Sabe-se que essas substâncias são, muitas vezes, ofertadas em doses acima das recomendadas e sem controle adequado por parte dos sistemas de vigilância.

Na Conferência Panamericana da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2002, relata que a avaliação da exposição deveria ser ampliada de forma a considerar as diferenças nos hábitos alimentares entre os países. Essas organizações recomendam ainda que os países realizem análises baseadas no estudo da dieta total (EDT), estudo que estima a ingestão dietética de elementos químicos e de nutrientes através de análises diretas em amostras de alimentos preparados, para avaliar a exposição da população em geral e de grupos vulneráveis, como as crianças, a contaminantes químicos.

Sistema de Produção de Alimentos Orgânicos


Porém há controvérsias, no sistema de produção de Alimentos Orgânicos, quanto à utilização de dejetos de animais pelo sistema orgânico na horticultura levantando suspeitas sobre sua qualidade microbiológica e parasitária. Entretanto, seguindo-se boas práticas agrícolas que minimizem os riscos de contaminação biológica, não há evidências de que os orgânicos sejam mais suscetíveis à contaminação microbiológica quando comparados aos sistemas convencionais. Com relação às micotoxinas (toxinas produzidas por fungos), a FAO (2003) ressalta não haver comprovação de que os alimentos orgânicos sejam mais contaminados.

Portanto, devemos sempre preferir os Alimentos orgânicos. Bem como, lembrar que por não usarem agrotóxicos em sua produção, ajudam a conservar o planeta, pois dessa forma, evitam a contaminação dos solos e rios com os pesticidas. Além disso, evita-se o adoecimento das pessoas que aplicam estes produtos nas hortas e pomares.

Sua produção também respeita a natureza por não estimular a produção de alimentos fora da época do ano que lhes é própria.  Doses maciças de adubos podem danificar o solo. Além disso, pode prejudicar o sabor, o aspecto e a quantidade de nutrientes que eles deveriam fornecer.


« PREV
NEXT »