Novidades
latest

728x90

468x60

Alimentos Transgênicos: o que são?


Alimentos Transgênicos


Transgênico ou Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são plantas, animais ou micro-organismos cujo código genético foi mudado através da transformação. Como o código genético é universal, isto é, idêntico para todos os seres vivos, os genes transferidos de uma espécie para outra, vão produzir as mesmas características que produziram na espécie doadora. No post de hoje vamos falar sobre Alimentos Transgênicos.

De acordo com a Organização Não-Governamental ESPLAR – Centro de Pesquisa e Assessoria (2012), os transgênicos, são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo inserido em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica.

Tecnologia e Alimentos Transgênicos


Com essa tecnologia, é possível produzir plantas resistentes a pragas, adaptar plantas para cultivo em terras inóspitas e condições climáticas adversas, enriquecer plantas alimentícias com nutrientes especiais, usar as plantas como produtoras de substâncias para fins terapêuticos entre outras possibilidades.

Entre os alimentos transgênicos, o exemplo mais comum é o do milho que recebe o gene de uma bactéria para produzir uma substância que destrói o sistema digestivo de uma praga de inseto, evitando, assim, o uso de agrotóxicos.

Alimentos Transgênicos: Quando tudo começou?


Essas modificações começaram a ser feitas pelo Homem desde o início da agricultura e esses estudos foram evoluindo ao longo dos anos até que conseguiram descobrir novas regras genéticas.

No entanto, a questão da inocuidade dos alimentos transgênicos faz parte de uma discussão técnica que pede uma resposta experimental e científica aberta. Ela está no centro de um debate internacional, cuja resolução envolve a saúde dos consumidores, a economia dos produtores e a orientação política dos governos.

Pesquisas alertam para as principais desvantagens do consumo de tais Alimentos Transgênicos são: aumento de alergias, desenvolvimento de resistência bacteriana, com redução da eficácia de remédios à base de antibióticos, e o aumento de resíduos tóxicos.

A inserção da tecnologia de GMO’s (do inglês, genetically modified organism) no mercado acarreta debates polêmicos, tanto nacional quanto internacional, que envolvem, desde implicações éticas a impactos socioeconômicos, afetando a saúde do indivíduo e também o meio ambiente, diminuição na biodiversidade e a intensificando os monopólios associados à produção de alimentos. Ou seja, diversos são os fatores contra.

Estudos mostram o Perigo dos Alimentos Transgênicos


Em um estudo onde os ratos foram alimentados com milho geneticamente modificado tolerante a Roundup, cultivados com ou sem Roundup e Roundup puro (em água). As fêmeas alimentadas com alimentos transgênicos morreram 2 – 3 vezes mais do que o grupo controle. Sendo essa diferença visível em 3 grupos machos alimentados com GMO. Além disso, todos os resultados foram dependentes de hormônios e do sexo dos animais, as fêmeas desenvolveram tumores mamários com maior frequência e antes do que o grupo controle, e a hipófise ficou incapacitada.

O equilíbrio hormonal sexual foi modificado pelo tratamento de GMO e Roundup. Machos tratados, a congestão hepática e necrose foram 2,5 a 5,5 vezes maiores. As nefropatias renais e severas foram 1,3 a 2,3 vezes maiores. Os machos apresentaram 4 vezes mais tumores grandes e papáveis do que os controles, além disso os dados bioquímicos confirmaram deficiências crônicas renais significativas. Para todos os tratamentos e ambos os sexos 76% dos parâmetros alterados foram relacionados ao rim.

O equilíbrio hormonal sexual foi modificado pelo tratamento de GMO e Roundup. Machos tratados, a congestão hepática e necrose foram 2,5 a 5,5 vezes maiores. As nefropatias renais e severas foram 1,3 a 2,3 vezes maiores. Os machos apresentaram 4 vezes mais tumores grandes e papáveis do que os controles, além disso os dados bioquímicos confirmaram deficiências crônicas renais significativas. Para todos os tratamentos e ambos os sexos 76% dos parâmetros alterados foram relacionados ao rim.

Estes resultados podem ser explicados pelos efeitos de perturbação endócrina do Roundup e também pela super expressão do transgene no GMO e suas consequências metabólicas.


Lembrando que esse estudo foi feito em animais e o organismo humano tem processos de destoxificação. A destoxificação é um processo realizado pelo organismo, que busca a eliminação (ou redução da atividade) de determinadas substâncias. Tanto a nível celular e ou em nível de organismo como um todo. Essa destoxificação ocorre em todas as células, mas principalmente no fígado, e no intestino. Entretanto, o problema é que não se sabe como o consumo diário e frequente desses Alimentos transgênicos irão impactar na saúde humana. Por enquanto sugere-se que evitem o consumo desses alimentos e priorizem os orgânicos.


« PREV
NEXT »