Novidades
latest

728x90

468x60

Quais as diferenças entre Alimentos e Produtos Alimentícios


Você sabe a diferença entre Alimentos e produtos alimentícios?


Alimentos Naturais ou minimente processados:

Alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Ou seja, não passam por nenhum processo, são naturais.

Entretanto, alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis. Além disso, passaram por fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares. No entanto, processos que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

Exemplos: Legumes, verduras, frutas, raízes e tubérculos; arroz branco, integral ou parboilizado, a granel ou embalado; milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais; leguminosas; cogumelos frescos ou secos; frutas secas, sucos de frutas e sucos de frutas pasteurizados e sem adição de açúcar ou outras substâncias; oleaginosas; especiarias em geral; farinhas; carnes; leite pasteurizado, ultrapasteurizado (‘longa vida’) ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar); ovos; chá; etc;

Produtos prontos para o consumo processados


Produtos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar em alimentos para torná-los duráveis e mais palatáveis e atraentes. Ou seja, são produtos derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. São usualmente consumidos com alimentos, como parte de refeições. No entanto, podem também ser consumidos com outros produtos prontos para consumo, na forma de “lanches” ou como alternativa a refeições baseadas em alimentos.

Exemplos: Alimentos em geral preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre (pepino); frutas preservadas em açúcar (compotas de frutas e frutas cristalizadas); carnes salgadas eventualmente defumadas (presunto); peixes conservados em sal e óleo e eventualmente defumados; queijos feitos exclusivamente de leite, micro-organismos e sal; pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal; etc.

Produtos prontos para o consumo ultra processados


Já Produtos ultra processados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas). Além disso, são derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes). Ademais, técnicas de manufatura incluem extrusão, moldagem, e pré-processamento por fritura ou cozimento. Ou seja, são alimentos quase que totalmente processados.

Exemplos: Vários tipos de biscoitos, sorvetes, balas e guloseimas em geral, cereais açucarados para o desjejum matinal, bolos e misturas para bolo, barras de cereal, sopas, macarrão e temperos ‘instantâneos’, molhos, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes, bebidas lácteas adoçadas e aromatizados, bebidas energéticas, produtos congelados e prontos para aquecimento como pratos de massas, pizzas, hambúrgueres e extratos de carne de frango ou peixe empanado do tipo nuggets, embutidos, pães e produtos panificados cujos ingredientes incluem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite, emulsificantes e outros aditivos; etc.


« PREV
NEXT »