Novidades
latest

728x90

468x60

Avaliação Antropométrica: que você precisa para começar


O que você precisa para começar a fazer avaliação antropométrica


Eu sei nutri, inícios são sempre desafiadores, e muitas vezes sofrem grandes atrasos, principalmente quando há presente a crença de que precisa ser tudo perfeito para começar. Imagina então começar a fazer Avaliação Antropométrica sem ter equipamentos.

E todos nós começamos o atendimento nutricional algum dia. Se esse é seu estágio, portanto tenho um recado especial para você ao final deste post. 

Sem mais delongas, aqui veremos o que é preciso fazer e ter para quando está começando a fazer avaliação antropométrica.

Sabemos que nem todo início de jornada é fácil, desta maneira iremos focar em formas de realizar antropometria com um custo baixo, e com isso lhe mostrando que não há limitadores para você realize seu sonho. 

KIT BÁSICO DE AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA


Bem, é importante ressaltar que os equipamentos vão depender do seu protocolo e da linha que você segue na Nutrição.

O mais básico é ter uma balança, uma fita métrica e um estadiômetro. Vou te explicar alguns cuidados que se deve ter ao escolher esses equipamentos. 

Por exemplo, a balança pode ser portátil, mas tome cuidado para o limite de peso. O ideal é que ela afira até 200kg.  

Recomenda-se uma fita métrica feita de fibra de vidro para que não fique elástica e interfira na avaliação correta. Essa também deve ter um cuidado na escolha, prefira aquelas com comprimentos que vão de 1,5m a 2m. 

Já o estadiômetro tem várias opções no mercado: fixos e portáteis. A escolha deste, vai depender se você pretende atender em outros locais ou fazer atendimento em domicílio. 

Lembrando que se você não tem como investir em um estadiômetro nesse momento, pode colar uma fita na parede e aferir a estatura a partir dela. Não é o método mais seguro do mundo, mas já ajuda até que se possa poder investir em um mais profissional.

PERCENTUAL DE GORDURA


E agora, qual equipamento usar para aferir percentual de gordura: adipômetro ou bioimpedância?

Em suma ambos têm prós e contras, mas como estamos focando em meios de baixo custo, a sugestão é de que aqui, seja utilizado o adipômetro, por ter um valor bem acessível. 

Em termos de funcionamento, existem dois modelos de adipômetro: clínico e científico. A diferença entre eles é a unidade de medida utilizada na avaliação do percentual de gordura das dobras cutâneas.

O científico normalmente é mais usado em pesquisas, mas pode ser usado na prática clínica também. Porém seu custo é mais elevado. Se não quiser ou não puder investir em um nesse momento está tudo bem, o adipômetro clínico supre bem a demanda dos atendimentos. 

Mas lembre-se, isso não quer dizer que ele seja inferior a bioimpedância. Tem um post inteirinho sobre isso no nosso blog, se você tem essa dúvida, sugiro que o leia depois clicando aqui.

SOFTWARE 


Aqui uma questão importante. É preciso ou não usar um software para calcular dietas? 

Necessariamente não, isso pode ser feito sim por meio de outras formas, mas facilitará muito mais se tiver um, ainda mais se for de graça, não é mesmo?

Calma, não é conto do vigário não, ele tem nome e se chama Diet One, nosso software.

Ele tem uma versão, chamada Open License, que está disponível para download  gratuito. Você pode usar mediante a aceitação dos termos de uso.

Nele, além de poder inserir os dados da sua avaliação antropométrica e acompanhar a evolução, terá acesso também a funções como: prontuário completo do paciente, lista de alimentos substitutos, solicitação de exames, prescrição de formulações, controle financeiro do seu consultório.

FEITO É MELHOR QUE PERFEITO

E então nutri, viu como não tem segredo? O importante é não se paralisar pelo medo de não ter o melhor equipamento e achar que será inferior por isso.

Muito pelo contrário, evolua e faça com o que tem em mãos, se seu desejo de ajudar as pessoas for genuíno, não há nada que lhe impeça de crescer. A melhoria vem com o tempo.


« PREV
NEXT »