Novidades
latest

728x90

468x60

Benefícios da atividade física para as crianças


Os níveis de obesidade têm aumentado globalmente. Por uma estimativa da Organização Mundial de Saúde em 2005 pelo menos 20 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos tinham sobrepeso/obesidade. As principais causas da obesidade são os fatores genéticos, o consumo excessivo de alimentos processados e o sedentarismo. Por isso é super importante estimular atividade física para as crianças.

A inatividade física na infância e na adolescência está associada a um pior estado de saúde na idade adulta. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostraram que 30,3% da população brasileira acima de 15 anos de idade é portadora de pelo menos uma doença crônica, cujos fatores de risco estão diretamente relacionados ao estilo de vida, como má qualidade da alimentação, inatividade física e o excesso de peso, que têm aumentado na população brasileira.

anto a desnutrição quanto a obesidade interferem negativamente na potencialidade da aptidão física. Crianças obesas e desnutridas apresentam níveis menores de atividade física que crianças eutróficas em todas as faixas etárias. Portanto, vários são os benefícios que a atividade física para as crianças pode trazer.


Programas saudáveis de atividade física para as crianças


Os programas de exercícios devem ser dirigidos, individualizados, envolver os pais, professores. Esportes competitivos não são uma estratégia apropriada para o estímulo da atividade física em crianças, pois podem promover lesões e piorar problemas psicológicos decorrentes de estigmatizações, provocações e exclusões.

É necessário conhecer e respeitar as condições físicas, com avaliação clínica e nutricional adequadas, além de considerar seu estágio de desenvolvimento físico, evitando uma indicação inadequada de atividade.

A prática de atividade física visa o condicionamento cardiorrespiratório, à tonificação muscular, à manutenção do peso adequado, à promoção da saúde óssea e à prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, além de proporcionar bem-estar mental, integração social, oportunidade para o lazer e desenvolvimento de aptidões que levam a uma maior autoestima e confiança.

Depois de aprender todos esses benefícios que a atividade física pode proporcionar para as crianças que tal tirar o dia para fazer uma atividade dinâmica e divertida ao ar livre com seu filho? Assim será possível estreitar os laços entre vocês, que ficam esquecidos durante a semana devido a correria, e de quebra proporcionar saúde e bem-estar.


« PREV
NEXT »