Café da Manhã
O café da manhã, ou desjejum, pode ser definido como a primeira refeição do dia, sendo consumido antes ou no início das atividades diárias, comumente antes das 10 horas, com ingestão calórica esperada entre 20 a 25% do total de energia diária.
O café da manhã é considerado uma das refeições mais importantes do dia e um comportamento alimentar saudável, uma vez que após um período prolongado de jejum, tal refeição provê energia suficiente para a realização das atividades matutinas e durante o dia. Muitas pesquisas internacionais têm demonstrado a importância da prática desta refeição em relação ao aspecto cognitivo, estado nutricional e qualidade total da dieta.
Benefícios do Consumo Regular do Café da Manhã
Os resultados positivos do consumo regular do café da manhã foram observados em vários estudos. Algumas pesquisas apontam associação entre o consumo habitual de café da manhã e o melhor rendimento escolar, ou seja, a frequência e a qualidade (variedade de grupos alimentares e energia adequada) do mesmo estão associadas à melhora do desempenho na escola. Já outros estudos mostram que indivíduos que consomem a primeira refeição do dia com frequência tendem a apresentar menor Índice de Massa Corporal (IMC) em relação àqueles que omitem tal refeição.
Uma das possíveis razões para esta relação inversa com o IMC é o fato de que a omissão dessa Refeição pode levar a uma “superalimentação” durante o dia, ou seja, uma tendência a compensar o que não foi ingerido no café da manhã nas refeições posteriores, principalmente com alimentos de alta densidade energética.
É importante que nesta refeição sejam consumidos alimentos de alguns grupos alimentares, como cereais, frutas, leite e derivados, que, além de contribuírem para a adequação de nutrientes na dieta podem também atuar na redução de excesso de peso.
Para um desjejum completo e de qualidade, em uma dieta de 1700Kcal, deve-se prestar atenção nos grupos alimentares que serão contemplados. Abaixo segue exemplo: