Novidades
latest

728x90

468x60

Chá: Formas de Preparo de Chás


Formas de Preparo de Chá


Em português moderno, a palavra “chá” denota qualquer bebida preparada a partir da infusão em água quente; Entretanto, originalmente a palavra referia-se a uma planta específica, a planta do chá verde (Camellia sinensis) do Japão, o chá oolong da China e várias outras bebidas. No Japão, o monge Eisai, criou o Matcha, o chá verde em pó, feito com a trituração refinada das folhas. Bem diferente da forma que preparamos o nosso chá hoje, não é mesmo? Aliás, hoje vamos falar sobre algumas formas de Preparo de Chás, para você fazer aquele cházinho maravilhoso!

A planta do chá verde possui cafeína, estimulante suave também presente no café, guaraná e chimarrão, dentre outras. Mas você sabia que há um preparo correto dos chás para que se consiga extrair todos os seus benefícios? Não? Sendo assim, leia as dicas abaixo e prepare o seu chá:

As plantas frescas devem ser lavadas rapidamente em água corrente antes de se fazer uso destas. Além disso, é indicado utilizar vasilhas de vidro, porcelana, barro ou inox para aquecer a água. Ou seja, evitar o uso de vasilhas de alumínio ou ferro (risco de reagir com os ativos vegetais). Bem como, utilizar água tratada e/ou filtrada. O chá deve ser utilizado no mesmo dia do preparo.

  • Fazer infuso para: folhas, flores e plantas aromáticas;
  • Fazer decocção para: cascas, raízes e sementes.

Chá por Infusão:


Conhecida popularmente como chá caseiro e, como extrato aquoso por infusão.

Modo de preparo:

  • Colocar a planta seca ou fresca em vasilha de porcelana, barro ou vidro, adicionar água fervente e tampar. Logo após, no mínimo, 2 minutos, coar e tomar.
  • Usar em flores, folhas e estigmas.

Chás por Decocção:


É o processo de cozimento das plantas medicinais que são colocadas em recipiente adequado (não-metálico). Essa técnica é utilizada para casca, raiz e folhas muito duras.

Modo de preparo:

Colocar as plantas secas ou frescas, divididas grosseiramente, em um recipiente esmaltado, de aço inox ou de vidro com água fria. Aquecer até a ebulição em recipiente fechado, deixando ferver por, aproximadamente, de 10 a 15 minutos, em fogo brando. Logo após, deixar em repouso por alguns minutos, coar e tomar o chá.

Chá por Maceração:


É uma preparação líquida de requer longa imersão. Aplica-se a qualquer parte da planta. A droga vegetal fica em contato com um solvente durante um intervalo de tempo que pode variar de 30 minutos a vários dias.

Modo de preparo:

  • Colocar a planta amassada ou picada de molho.  Cobrir o recipiente e deixar repousar à temperatura ambiente em local fresco, por um período de 6 a 12 horas, dependendo da parte utilizada.
  • Folhas, sementes e partes tenras deixar descansando por 6 horas. Talos, cascas e raízes duras devem descansar por 12 horas.  Após o tempo determinado, coar.

Os chás devem ser ingeridos longo após ficarem prontos, pois assim se evita a destruição dos componentes ativos presentes na bebida.


« PREV
NEXT »