Novidades
latest

728x90

468x60

Chocolate e os benefícios para a Saúde



Chocolate: Cacau e seus Efeitos para a Saúde


Muitos estudos têm sugerido que o cacau e outros nutrientes ricos em flavonoides podem ter efeitos protetores cardiovasculares. Onde também tem efeitos na doença da artéria coronária, hipertensão, insuficiência cardíaca, hiperlipidemia, inflamação, estresse oxidativo, resistência à insulina e funções das plaquetas através de vários mecanismos. Ou seja, o Chocolate não é todo esse vilão que tantos dizem.

Polifenois contidos no Chocolate, derivados de plantas, têm sido considerados por muito tempo como antioxidantes fisiológicos. Flavonois presentes na circulação e estruturas vasculares podem aumentar a concentração vascular de NO (óxido nítrico). A inibição da produção de superóxido NADPH dependente, produção de NO através NOS e atividade sequestradora contra os radicais superóxido, H2O2 e outros oxidantes envolvidos em danos às células desempenham papeis críticos neste processo.

Flavonoides do cacau e procianidinas têm efeitos diretos sobre a expressão e a atividade da eNOS e tem propriedades antioxidantes potentes após a ingestão de 100g de chocolate escuro. Polifenois do cacau reduziu a oxidação de LDL. Mas esses efeitos são reduzidos ao adicionar leite no chocolate.

Mas qual chocolate você deve escolher para consumo?


O chocolate amargo, ou mais conhecido como 70% cacau. Esse contém uma maior concentração de cacau associada a menores teores de açúcar e gordura, além de ser rico em flavonoides.

Já o chocolate branco é basicamente a manteiga de cacau misturado com leite e açúcar só. Ou seja, sem benefícios nutricionais.

O chocolate ao leite, leva em sua composição leite em pó ou leite condensado, tornando-o mais doce e cremoso. Entretanto, esse possui maiores teores de açúcar e gordura.

Portanto na hora de escolher um chocolate, prefira sempre os mais amargos (70% cacau para cima) que além de terem menos teores de açúcar e gordura, serão ricos em flavonoides e auxiliaram na redução da compulsão alimentar, evitando que você devore a barra inteira e fique com a consciência pesada.


« PREV
NEXT »