Novidades
latest

728x90

468x60

Alimentos Alérgenos: Quais alimentos causam alergia?

 

Alimentos causadores de alergia alimentar

A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar mediada por mecanismos fundamentalmente imunológicos. Qualquer alimento pode causar alergia alimentar, entretanto os alimentos mais citados são: leite, ovos, amendoim, castanhas, camarão, peixe e soja.

Alérgenos são substâncias de origem natural (ambientais ou alimentares), que podem induzir uma reação de hipersensibilidade (reação alérgica) em pessoas suscetíveis. Ele é reconhecido como substância “estranha” ao organismo, onde o sistema imunológico reage liberando substâncias que resultam em sintomas de alergia.

O leite de vaca é o alérgeno mais comum para a população infantil. A habilidade do sistema imune em responder aos antígenos, dependem, entre outros fatores, do genótipo e idade do indivíduo, da natureza, dose e frequência de administração do antígeno. Tendo como principal alérgeno a α-lactoalbumina.

Em relação a soja, suas maiores frações de proteínas apresentam atividade alergênica, sendo a principal chamada P34. A alergia à soja é mais comum em crianças e jovens, podendo levar a cólicas e presença de sangue nas fezes.O peixe quando contaminado por bactérias é altamente alergênico. Sua contaminação por bactérias resulta em histamina e a sua liberação como resultado da interação do antígeno com os anticorpos IgE na superfície dos mastócitos, exerce um papel central nas reações de hipersensibilidade imediata e nas respostas alérgicas.

As ações da histamina na musculatura lisa brônquica e nos vasos sanguíneos são responsáveis, em parte, pelos sinais e sintomas da resposta alérgica. A característica da histamina é provocar dilatação dos vasos sanguíneos menos calibrosos, resultando em ruborização, resistência periférica total diminuída e queda da pressão arterial sistêmica. Além disso, a histamina tende a aumentar a permeabilidade capilar. Alguns indivíduos apresentam reações alérgicas muito graves a alérgenos potentes e específicos existentes em alimentos, especialmente no amendoim. As nozes, castanhas, legumes, sementes, mariscos, também possuem potencial alergênico. Esses indivíduos podem apresentar uma reação grave, mesmo consumindo uma quantidade mínima do alimento. Alguns sintomas citados são queda súbita da pressão arterial que pode acarretar tontura e desmaio. Essa emergência potencialmente letal é denominada anafilaxia.

A principal substância causadora da reação alérgica são as aflatoxinas, que consistem em um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus ou Aspergillus parasiticus. As contaminações ocorrem com maior intensidade em nozes, amendoim e outras sementes oleosas.

As aflatoxinas são tóxicas, ligando-se ao DNA das células e provocando uma inibição da replicação do DNA. A exposição a altas concentrações de aflatoxinas produz graves danos ao fígado, tais como necrose, cirrose hepática, carcinoma ou edema. A capacidade de absorção e processamento de nutrientes é gravemente comprometida. A ingestão de crustáceos ou frutos do mar, em algumas pessoas, pode desencadear reações severas. Que pode ser causado por uma reação alérgica ao parasita Anisakis simplex, provocando desde urticária, angioedema e, inclusive, choque anafilático.

Os camarões, caranguejos, siris e lagostas podem, eventualmente, tornarem-se envenenados devido à ingestão de dinoflagelados tóxicos. Os crustáceos (fêmeas), quando na época reprodutiva, podem provocar intoxicação devido a grande quantidade de hormônios em seu organismo.

A proteína do ovo, também causa problemas alérgicos. Sendo as proteínas ovoalbumina, ovomucoide e conalbuminal que constituem a proteína da clara. Sua alergia pode ser classificada como mediata (por IgE) ou tardia ocasionando diversos sintomas alergênicos

A prevenção da alergia alimentar em pacientes com alto risco de desenvolvê-la é uma das principais armas disponíveis. Sugere-se assim, uma atenção especial a esse grupo de pessoas, bem como um cardápio bem planejado e de fácil execução para maior adesão à dieta e melhora dos sintomas e qualidade de vida. Alergia alimentar é coisa séria e deve ser tratada.

Encontre os melhores cursos online em Nutrição clicando AQUI. 

« PREV
NEXT »