Alimentação e Libido
Existe uma grande polêmica em torno dos afrodisíacos. De um lado estão aqueles que acreditam no seu papel fisiológico e do outro os que acham que não passam de mero “efeito psicológico”. Embora algumas virtudes dos afrodisíacos ainda não sejam cientificamente comprovadas, muitos estudos vêm sendo feitos na busca de explicações convincentes para os efeitos que determinados alimentos exercem sobre o organismo humano. Entretanto, existem alimentos que podem promover o controle de hormônios sexuais/prazer, aumentam a vasodilatação e favorecem a saúde dos óvulos e espermatozoides. Hoje veremos sobre a Alimentação e Libido, a relação entre eles.
Entre esses hormônios podemos citar a serotonina, a qual tem produção no trato gastrointestinal, neurônios serotoninérgicos, glândula pineal e pode estar ao redor dos vasos sanguíneos. A serotonina está envolvida em diferentes funções, incluindo a regulação do sono, do apetite, da temperatura corporal, da ansiedade, da atividade motora, do ritmo biológico, da aprendizagem e da memória. Como precursor da serotonina temos o triptofano que pode ser encontrado em alimentos como a banana, abacaxi, abacate e em especial nas oleaginosas. A serotonina é dependente de Vitamina B6, C e ácido fólico.
Outro hormônio que podemos citar é a ocitocina a qual tem o papel de melhorar a libido, a vasodilatação, a potência sexual, aumentar o prazer. Estudos realizados em humanos mostraram que nos homens a ocitocina pode ser encontrada no corpo cavernoso e epidídimo do pênis indicando que a ligação dela nesta região pode afetar a contratilidade e posteriormente a ejaculação. Os níveis plasmáticos deste hormônio podem aumentar durante as relações sexuais no orgasmo, principalmente nos homens.
Confira abaixo alguns alimentos que podem ser introduzidos na dieta e que agem nos hormônios favorecendo a libido.
Frutos do Mar:
Por serem ricos em zinco, os frutos do mar, principalmente as ostras, auxiliam na produção de testosterona e esperma, aumentando o desejo e fertilidade naturalmente.
Ovos de codorna:
É fonte natural de testosterona. Excelente para as pessoas que apresentam queda desse hormônio.
Licopeno:
Além de proteger contra o câncer de próstata, o licopeno melhora a fertilidade em homens. Dica: para a ativação desse nutriente o ideal é aquecê-lo e combinar com uma gordura boa (azeite de oliva).
Cacau:
Os flavonois do cacau aumentam a formação de óxido nítrico endotelial, promovendo a vasodilatação, e também aumenta o desejo sexual e o prazer, por elevar os neurotransmissores do bem-estar.
Mel e própolis:
É tão afrodisíaco que deu origem ao termo “Lua de mel”. É rico em boro, mineral que auxilia na fertilidade e aumento de testosterona.
Encontre os melhores cursos online em Nutrição clicando AQUI.