Novidades
latest

728x90

468x60

Corantes e Conservantes


Os alimentos sofreram muitas modificações ao empregar novas tecnologias a fim de suprir essa necessidade. Como é o caso dos aditivos alimentares o que tem levantado questionamentos sobre a segurança e impacto na saúde humana. Uma das modificações que os alimentos sofrem é adição de Corantes e Conservantes.

Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), define os aditivos alimentares como qualquer substância adicionada intencionalmente nos alimentos e que tem como objetivo modificar as características e aumentar a vida útil dos alimentos.

Pesquisas tem mostrado que os aditivos provocam reações tóxicas, agudas ou crônicas, desencadeando alergias, alterações neurocomportamentais e, em longo prazo, até câncer.

Os corantes alimentares são os mais genotóxicos existentes, capaz de gerar reações de hipersensibilidade e que produz, após ser metabolizado pela microflora intestinal, compostos com alto potencial cancerígeno.

Estudos mostraram que a maioria dos alimentos consumidos por crianças e adolescentes possui tartrazina e a quantidade em sucos em pó e gelatina em pó encontravam-se acima do ideal.

Alguns malefícios dos Corantes e Conservantes


O BHA e BHT podem desencadear problemas hepáticos, gastrointestinais e levar ao aparecimento de tumores. O BHA estimula a excreção urinária de vitamina C, retardo do crescimento infantil e elevação da mortalidade perinatal. São também considerados fatores de risco para o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade de crianças, danos no DNA de células estomacais, do cólon, bexiga e cérebro causando neoplasias em longo prazo.

O glutamato monossódico causar disfunção sexual, obesidade, diabetes, distúrbios de comportamento (hiperatividade, autismo, déficit de atenção e desenvolvimento) e em longo prazo podem causar Alzheimer, Parkinson e Mal de Lou Gehrig.

Percebe-se que as crianças são as mais afetadas pelos aditivos, devido aos alimentos voltados para eles serem os que mais possuem esses produtos na composição. Por isso é importante estratégias de educação alimentar alertando dos perigos dessas substâncias e os benefícios que uma alimentação saudável traz.

Veja alguns tipos de Corantes e Conservantes artificiais mais utilizados e seus efeitos:


TARTRAZINA – Urticária; reação anafilactoide (reação alérgica sem a presença de anticorpos, o qual é semelhante anafilaxia;
ERITROSINA – Fotosensibilidade, eritrodermia, descamação, broncoespasmo, elevação dos níveis totais de hormônios tireoideanos.
AMARELO CREPÚSCULO – Urticária, angioedema, congestão nasal, broncoespasmo, reação não imunológica (anafilactoide), vasculite, vômitos, dor abdominal, náuseas, eructações, indigestão, púrpura, eosinofilia, reação cruzada com AAS, paracetamol, benzoato de sódio.
AMARELO QUINOLINA / AZUL ÍNDIGO CARMIM – Dermatite de contato, broncoespasmo, reação não imunológica.
VERMELHO 40 / VERMELHO PONCEU / AZUL BRILHANTE – Broncoespasmo, reação não imunológica.


« PREV
NEXT »