Novidades
latest

728x90

468x60

Receita: Creme de Abóbora


Tá sem ideia do que fazer para o jantar? Está querendo comer algo quentinho, delicioso e nutritivo? Então confira essa receita de Creme de Abóbora! Receita super prática, saborosa e rica em fibras e nutrientes. Além disso, esse creme possui benefícios essenciais para sua saúde. Dessa forma, essa é uma daquelas receitas essenciais e super indicadas para que busca uma alimentação saudável e equilibrada.

Ademais, seus ingredientes, como a abóbora, o açafrão e o Gengibre, possui componentes que podem agir como antioxidante, antimicrobiano, anti-inflamatório, antipirético, diurético, etc. Não sendo o bastante, ainda possui agentes preventivos contra o câncer, principalmente de pele e de mama. É ou não uma receita completa? Confira abaixo essa deliciosa e nutritiva receita de Creme de abóbora.

Ingredientes:


  • 400g de abóbora cabotiá cortada em pedaços pequenos
  • Sementes da abóbora que for utilizar
  • ½ cebola picada
  • 500 ml de água
  • 1 pedaço de 5cm de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de açafrão-da-terra
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • ½ colher de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo:


Refogar a cebola com o azeite de oliva. Acrescentar a abóbora, o gengibre, o açafrão, sal e pimenta do reino na panela, refogar e então adicionar a água. Tampe e deixe cozinhar. Quando a abóbora estiver cozida bata no liquidificador ou com um mixer até formar um creme. Tempere com a salsinha e salpique as sementes da abóbora por cima. Sirva em seguida.

PS: Sementes da abóbora

Separe as sementes e limpe os restinhos que ficam da abóbora. Seque com um pano. Coloque as sementes em uma bandeja. Tempere a gosto com uma pitada de sal rosa do Himalaia, fio de azeite, pimenta do reino, orégano, manjericão, etc. Assar no forno entre 15 a 20 minutos até ficarem crocantes.

Propriedades Nutricionais do Creme de Abóbora


Semente de abóbora:

A abóbora (Cucurbita máxima) é conhecida popularmente como moranga e pertence à família Cucurbitaceae. Atualmente é cultivada no Brasil e em outras regiões tropicais. Sua aplicação na culinária é ampla, sendo utilizada em seu estado maduro para compor a dieta. As sementes de abóbora são um subproduto da abóbora rica em fibras e são conhecidas pelo elevado valor proteico e de óleo. São usadas pela medicina popular brasileira como vermífugo, pois oferecem ação anti-helmíntica. Embora estudos não tenham mostrado efeitos tóxicos da semente de abóbora, o seu consumo sem o tratamento térmico prévio, in natura, pode diminuir a biodisponibilidade de alguns nutrientes. A semente de abóbora utilizada na forma de farinha possui, assim como a semente, alto teor de fibra alimentar, efeito vermífugo, antioxidante e boa fonte protéica.

Açafrão:

Os rizomas da cúrcuma (Curcuma longa) têm sido utilizados devido as suas propriedades terapêuticas, anti-inflamatórias e antissépticas, e como uma especiaria na culinária. Os produtos provenientes de sua secagem são: cúrcuma em pó, extrato de cúrcuma e curcumina purificada.  O componente extraído da cúrcuma é a curcumina, que é responsável por suas ações bioativas. A curcumina é um importante antioxidante que protege contra danos oxidativos a componentes celulares e contra o câncer, principalmente de pele e de mama. Um grande conjunto de evidências de estudos in vitro e in vivo de animais e humanos indicaram que a curcumina exibe uma variedade de efeitos biológicos, como antioxidantes, anti-inflamatória, antitumoral e propriedades cicatrizantes de feridas.

Gengibre:

O gengibre (Zingiber officinale) é uma especiaria utilizada amplamente em todo o mundo. Os rizomas são as partes mais utilizadas devido às suas propriedades medicinais, ou ainda como especiaria e condimento. Seu uso é amplo podendo ser utilizado fresco no tempero de pratos, em bebidas, receitas diversas, ou ainda em forma de cápsulas ou pó.

Os rizomas do gengibre possuem inúmeros benefícios para a saúde como combater os sintomas gastrointestinais (náuseas, vômitos, dores de estômago, diarreia, flatulência e úlceras gástricas). Estudos mostram ainda ações terapêuticas do gengibre como: antimicrobiano, anti-inflamatório, antipirético, diurético, antioxidante, hepatoprotetor, diminui e controla a glicemia e colesterol. Os efeitos dessa planta na obesidade e perda de peso corporal é através da sua capacidade de estimular o metabolismo para utilizar gorduras, tendo assim um efeito termogênico.


« PREV
NEXT »