Novidades
latest

728x90

468x60

Dieta Detox Pós Carnaval


O carnaval é a época mais esperada do ano, e é comum o uso abusivo de álcool e comidas gordurosas sobrecarregando assim o organismo, principalmente o fígado que é responsável por eliminar todas as toxinas. Dessa forma se faz necessária uma Dieta Detox Pós Carnaval.

O termo “detox” vem do inglês detoxification, que em português, quer dizer destoxificação. O processo de destoxificação ocorre em todas as células, mas principalmente nas do fígado (60 – 65%) e do intestino (20%), sendo estes dois órgãos de fundamental importância.

Em suma, a dieta detox consiste na eliminação de toxinas acumuladas no corpo via alimentos, ar poluído, medicamentos, álcool, corantes, aditivos químicos e até nos cosméticos, como cremes e perfumes.


Confira abaixo alguns sinais e sintomas da intoxicação:

  • Hipersensibilidades químicas múltiplas: produtos de limpeza, maquiagem, metais, perfumes;
  • Disfunção cognitiva, dificuldade na fala e na escrita, déficit de memória;
  • Edema recorrente;
  • Reações a medicamentos e suplementos;
  • Uso abundante e constante de medicamentos ou químicos potencialmente tóxicos em casa ou no trabalho;
  • Problemas visuais;
  • Depressão;
  • Fadiga generalizada;
  • Dor de cabeça/Enxaqueca.

Dieta Detox – Alimentos Proibidos e Permitidos


Uma dieta detox deve sempre ser acompanhada e orientada pelo profissional habilitado que é o Nutricionista. Nessa dieta existirão alimentos proibidos e alimentos permitidos. Confira abaixo quais são eles:

Alimentos proibidos:

Industrializados, farinha branca, açúcar, sal, café, carnes vermelhas, defumados, laticínios, embutidos, massas, bebidas alcoólicas e alimentos que contêm glúten. Além disso, também é recomendável não utilizar papel filme e papel alumínio e descartar medicamentos que não sejam estritamente necessários. Ademais, dormir bem, não se estressar, não fumar, evitar o uso do micro-ondas e de produtos de limpeza e cosméticos muito fortes, também é sugerido.

Alimentos permitidos:

Frutas, legumes e verduras 100% orgânicos, grãos integrais, castanhas, sementes, leguminosas, ovos caipiras, azeite, óleos extravirgem e chás. Além de beber muita água, sempre, e praticar exercícios físicos. “O ideal é fazer um período de desintoxicação entre sete e 10 dias”.

Sintomas – Dieta Detox


No início é natural que haja enjoo, acne, dermatite e dor de cabeça. Isso acontece porque há muitas toxinas saindo do corpo. Passada essa primeira fase, não é preciso ser tão radical, mas apenas manter a boa alimentação com moderação e equilíbrio.

Procure o profissional nutricionista de sua confiança para realizar o Detox pós carnaval. Faça escolhas alimentares melhores. Cuide de sua saúde.

Aflatoxinas e outros Componentes Tóxicos Presente nos Alimentos


As aflatoxinas são tóxicas, ligando-se ao DNA das células e provocando uma inibição da replicação do DNA. A exposição a altas concentrações de aflatoxinas produz graves danos ao fígado, tais como necrose, cirrose hepática, carcinoma ou edema. A capacidade de absorção e processamento de nutrientes é gravemente comprometida.

A ingestão de crustáceos ou frutos do mar, em algumas pessoas, pode desencadear reações severas. Que pode ser causado por uma reação alérgica ao parasita Anisakis simplex, provocando desde urticária, angioedema e, inclusive, choque anafilático.

Os camarões, caranguejos, siris e lagostas podem, eventualmente, tornarem-se envenenados devido à ingestão de dinoflagelados tóxicos. Os crustáceos (fêmeas), quando na época reprodutiva, podem provocar intoxicação devido a grande quantidade de hormônios em seu organismo.

A proteína do ovo, também causa problemas alérgicos. Sendo as proteínas ovoalbumina, ovomucoide e conalbuminal que constituem a proteína da clara. Dessa forma, sua alergia pode ser classificada como mediata (por IgE) ou tardia ocasionando diversos sintomas alergênicos

A prevenção da alergia alimentar em pacientes com alto risco de desenvolvê-la é uma das principais armas disponíveis. Sugere-se assim, uma atenção especial a esse grupo de pessoas, bem como um cardápio bem planejado e de fácil execução para maior adesão à dieta e melhora dos sintomas e qualidade de vida. Portanto, fica claro que alergia alimentar é coisa séria e que deve ser tratada.


« PREV
NEXT »