Novidades
latest

728x90

468x60

O que são os Alimentos Anti-inflamatórios?

Alimentos Anti-inflamatórios

Os alimentos anti-inflamatórios aumentam a nossa imunidade por meio de algumas substâncias que têm a capacidade de aumentar a liberação de hormônios que auxiliam na resposta inflamatória.

Entre essas substâncias estão o ácido graxo ômega 3, a alicina, a antocianina e a vitamina C. Por outro lado, as carnes gordurosas, o açúcar em excesso, o fast-food e as guloseimas aumentam a inflamação no organismo, por causa das gorduras ruins (trans e saturadas) usadas no preparo e no processamento destes alimentos.

Alimentos Anti-inflamatórios – Gengibre: 

É usado internamente contra náuseas, indigestão, cólicas, contra gripes, tosses e para problemas circulatórios. Seu óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O gengibre apresenta compostos como 6-gingerol e 6-paradol, os quais possuem efeito antitumoral. Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves, incluindo azia, diarreia e desconforto gástrico. O gengibre pode reduzir a glicose sérica. Pacientes com uso de hipoglicemiantes devem acompanhar os níveis de glicose. Possui efeito quimiopreventivo, devido ao composto fenólico gingerol, responsável pelo sabor picante que inibe a ativação de AP1 induzida por fator de crescimento epidermoide. Além de ser usado por seus efeitos hepatoprotetores, antioxidantes, antidiabético, anti-hiperlipidêmico e antiobesidade.

Alimentos Anti-inflamatórios – Cúrcuma (Açafrão da Terra):

Possui flavonoides e alcaloides que tem efeito anti-inflamatório e antioxidante. Participa da ativação de células do sistema imunitário (defesa do corpo), atividade antiparasitária, além da sua reconhecida ação antitumoral (anticancerígena). Uma estratégia comum para aumentar a biodisponibilidade da curcumina é a utilização de adjuvantes que bloqueiam a sua biotransformação, como é o caso da piperina, um alcaloide extraído das sementes de pimenta do reino.

Alimentos Anti-inflamatórios – Alho:

O principal composto sulfuroso é a alicina, um provável quimioprotetor. A ciência investiga seus efeitos nas doenças cardiovasculares, câncer, inflamação e infecção. Cerca de 30 ingredientes com potenciais efeitos biológicos foram identificados no alho, entre eles os efeitos hipotensor, hipoglicemiante, antiviral, antitumoral, hipocolesterolêmico, antifúngico e antioxidante.

Alimentos Anti-inflamatórios – Brócolis:

Há indícios que o brócolis é rico em compostos sulfurosos que são ativadores de enzimas de destoxificação do fígado, podem diminuir a pressão sanguínea, aumentar a defesa imunológica e também tem potencial de proteger as células de lesões ao DNA e do câncer.

Alimentos Anti-inflamatórios – Frutas vermelhas:

São ricos em flavonoides. Possuem atividade antioxidante, quimioprotetora, anticarcinogênica, anti-inflamatória. Algumas fontes de flavonoides são uva, amora, framboesa, frutas cítricas, romã, mirtilo, entre outras.

Alimentos Anti-inflamatórios – Peixes ricos em ômega-3:

Eles participam da síntese dos eicosanoides anti-inflamatórios. Estudos demonstram o ômega 3 tem efeito favorável sobre os níveis de triglicerídeos, pressão sanguínea, o mecanismo de coagulação e o ritmo cardíaco, na prevenção de câncer colônico e na redução da incidência de aterosclerose.

Encontre os melhores cursos online em Nutrição clicando AQUI. 

« PREV
NEXT »