Novidades
latest

728x90

468x60

O que são os Alimentos Funcionais e Nutracêuticos

Nutracêuticos e Alimentos Funcionais

É incontestável que o mundo está passando por uma rápida transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Ocorrendo um aumento na prevalência de obesidade, onde essa se consolidou como agravo nutricional associado a uma alta incidência de doenças não transmissíveis. Portanto, diversas soluções tem sido desenvolvidas, entre elas os Alimentos Funcionais e Nutracêuticos.

A evolução da ciência da nutrição permitiu que, na atualidade, muito mais se saiba sobre a ação de cada nutriente no organismo.  Além disso, vem demonstrando que algumas substâncias normalmente presentes nos alimentos, denominadas compostos bioativos (CB) podem ser importantes, principalmente para redução do risco de doenças.

Por incentivo de cientistas do Ministério da Saúde e Bem Estar do Japão, que, em 1990, criaram a categoria de alimentos denominada FOSHU (Foods for Specified Health Use). A definição proposta foi: “Alimentos projetados e processados para suprir funções relacionadas aos mecanismos de defesa do organismo, controle do ritmo corporal e prevenção e recuperação de doenças”.

Diferença entre Alimentos Funcionais e Nutracêutico

Os alimentos funcionais, além das propriedades benéficas, possuem propriedades nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. No entanto, seus benefícios são decorrentes de vários efeitos metabólicos e fisiológicos que contribuem para um melhor desempenho do organismo do indivíduo que os ingere. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções corporais e auxiliar na proteção contra doenças.

Já o nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Ou seja, tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.

Alguns dos ingredientes de Allimentos funcionais são: alicinas presentes no alho, os carotenoides e flavonoides encontrados em frutas e vegetais. Além disso, há os glucosinolatos encontrados nos vegetais crucíferos os ácidos graxos poli-insaturados presentes em óleos vegetais e óleo de peixe. Estes ingredientes podem ser consumidos juntamente com os alimentos dos quais são provenientes, sendo estes alimentos considerados alimentos funcionais, ou individualmente, como nutracêuticos.

Registro de Alimentos Funcionais

O registro de um alimento funcional só pode ser realizado após comprovada a alegação de propriedades funcionais. Ou ainda, propriedades de saúde com base no consumo previsto ou recomendado pelo fabricante, na finalidade, condições de uso e valor nutricional, quando for o caso ou na(s) evidência(s) científica(s): composição química ou caracterização molecular e ou formulação do produto. além disso, leva-se em conta ensaios bioquímicos; ensaios nutricionais e ou fisiológicos e ou toxicológicos em animais de experimentação; estudos epidemiológicos; ensaios clínicos; evidências abrangentes da literatura científica, organismos internacionais de saúde e legislação internacionalmente reconhecidas sob propriedades e características do produto e comprovação de uso tradicional, observado na população, sem associação de danos à saúde.

Encontre os melhores cursos online em Nutrição clicando AQUI. 
« PREV
NEXT »